quinta-feira, 29 de novembro de 2007

10 regras de ouro da Lomografia



1- Leva a tua Lomo onde você for.
2- Fotografe a qualquer hora do dia ou da noite.
3- A Lomografia não interfere na sua vida, ela é parte dela.
4- Aproxima-te o mais possível do objeto a ser fotografado.
5- Não pense.
6- Seja rápido.
7- Você não precisa saber antes o que fotografou.
8- Nem depois.
9- Não fotografe com os olhos.
10- Não se preocupe com as regras.

terça-feira, 27 de novembro de 2007

O amor acaba

Bresson


O amor acaba. Numa esquina, por exemplo, num domingo de lua nova, depois de teatro e silêncio; acaba em cafés engordurados, diferentes dos parques de ouro onde começou a pulsar; de repente, ao meio do cigarro que ele atira de raiva contra um automóvel (...)


Acaba o amor no desenlace das mãos no cinema, como tentáculos saciados, e elas se movimentam no escuro como dois polvos de solidão; como se as mãos soubessem antes que o amor tinha acabado (...)


no inferno o amor não começa; na usura o amor se dissolve; em Brasília o amor pode virar pó; no Rio, frivolidade; em Belo Horizonte, remorso; em São Paulo, dinheiro; uma carta que chegou depois, o amor acaba; uma carta que chegou antes (...)


Em todos os lugares o amor acaba; a qualquer hora o amor acaba; por qualquer motivo o amor acaba; para recomeçar em todos os lugares e a qualquer minuto o amor acaba.



Paulo Mendes Campos

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Lônica olhava o céu

Mônica olhava o céu no dia do seu aniversário. Pedia coisas aos Deuses ou apenas apreciava a constelação. Ou apenas contava quantas estrelas tinham, no caso de faltar carneirinhos no quarto. Feliz de mim que estive presente. Ai de mim!!
Neste dia, Lônica estava feliz e sorriu toda a festa, para todos os convidados. Mônida também abriu presentes e dançou até amanhecer, assim como todos os convidados, que pularam e bebemoraram. Nosso apê foi testemunha de mais um ano de Lônica... Mônica é a moça que raramente trai o movimento...



quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Um brinde aos sorrisos


Era uma vez um belo casal que vivia andando por aí distribuindo sorrisos para qualquer desavisado que passava. O belo casal nunca desistia de mostrar os sorrisos, causando susto e constrangimento aos infelizes e notas musicais aos boêmios. Eles causavam um turbilhão de ruins e bons sentimentos. Só não causavam indiferença. Assim conta a lenda.
Até que um dia, os sorrisos me pegaram de bico. No dia seguinte parei de fazer careta toda vez que ouvia uma história. Parei de sentir febre toda vez que via um gato. Parei de chorar toda vez que alguém tirava uma foto minha. Parei de maldizer o Parque Municipal. Parei de ouvir Edith Piaf no quarto escuro. Parei de desprezar fotografias de cachoeiras. Parei de pegar chuva esperando cair um peixe bem grande na minha cabeça.
Desde então a vida não passou a ser mais bela e doce só por isso, mas que ficou mais engraçada, isso lá ficou...

Rodrigo e Patrícia, muito obrigada pelos sorrisos gratuitos e pela amizade. Estamos sempre aí.

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Dia do casório

Enfim chegou o dia. Jana é marida.

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Em Ouro Preto


pernas pra quem te quer.

segunda-feira, 12 de novembro de 2007


Cansadíssima... Tem coisas que podem te salvar o dia. Hoje, só uma das fotos mais lindas de Doisneau pra eu me sentir feliz de novo. A kiss is just a kiss, Laura...

sábado, 10 de novembro de 2007

Vive la beauté

A edição de novembro da Playboy francesa traz uma das maiores estrelas do cinema mundial, Juliette Binoche. Isso todo mundo já sabe, foi assunto para muitos jornais, inclusive na Folha. Mas como ninguém que eu conheço viu essas benditas e pecaminosas fotos, paira uma curiosidade no ar, seja para reverenciar ainda mais a musa de Kieslowski, seja para falar mal. Vou descrever uma conversa com uma amiga.
- Binoche é tema da Playboy francesa
- Binoche? Ela não está velha para isso não?
- Mas na foto da capa ela está maravilhosa
- Photoshop!!!
- Se for assim, viva os designers e viva o Photoshop, vida longa a esses artistas e essas maravilhas tecnológicas.
- Mas você quer ver essa mulher pelada?
Resolvi não responder e fiquei pensando nisso. Sim, eu quero, e quem não quer? Não encontrei outras fotos da revista na internet. Conto com Marcelo que no momento, se encontra em Londres, para me enviar uma única edição...
Se não for pela musa, será pela qualidade e sofisticação das fotos e diagramação da revista francesa, que vence com distância a nossa Playboy. Pelo menos é isso que a capa me conta.
Tre joulie...

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Esta quarta Biork resolveu esperar. Não sei se por Laura. Não sei se pela paz mundial, não sei se por seu ossinho. O fato é que simplesmente pegou um lugar ao sol e se pôs a esperar. Suspeito que nem Laura saberia dizer. Eu com meus botões, achamos que ela queria mesmo era voar, como não pôde, fingiu que pairava no alto da janela. Biork tem dessas coisas, sonha em voar, acredita em fantasma, tem medo de balão e pula em piscinas que vê pela frente. É preciso tomar cuidado com essas almas pequenas.

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Fim de semana lindo de morrer de tando subir morro em Ouro Preto


Fui parar em Ouro Preto de uma hora pra outra, assim do nada, sem avisar nem a Laura. Depois de um convite repentino e chamada pela belíssima voz de Silvia Gommes, lá fui eu, de mala e cuia, quer dizer, de mochila e câmera. Com uma idéia nos pés e uma câmera no nariz. Dormindo na casa de novos velhos amigos, vagando sozinha pelas ruas como um perfeito flâneur.

Esteve bom. Pessoas animadas dançando samba, felizes da vida. Capoeiristas simpáticos e galanteadores, hippies bendizendo a vida, estudantes maldizendo o capitalismo, grandes mestres cadedrásticos da literatura, um e outro artista global, jovens e belos casais trocando juras e bebendo café, enfim, viajantes de toda escala social, esteriótipos de todo gosto. E claro, jornalista pra dar e vender a 1,99.

Bom mesmo foi encontrar Gabi e o Chico, belo casal lindo de morrer.

sábado, 3 de novembro de 2007


Bom dia. Vamos começar o dia com a musa e muita água. Afinal de contas, "every week you get worse"... let's face it, Laura...

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

um brinde ao novo

Nasce mais um filho. Então é assim que se cria um blog? Sem ouvir qualquer sinhinho ou voz? Nos tempos de vovó havia banda militar e congraçamentos a cada novo. A exemplo de Daniel, lá do Piauí, pulo nesse abismo. Bem-vindos à casa da Laura.